sábado, junho 21, 2008

Responsabilidade socio-ambiental

Universidade Estácio de Sá
Responsabilidade sócio-ambiental: um projeto da BUNGE BRASIL



ELABORADO POR: Patrícia Oliveira da Silva
ORIENTAÇÃO: Profa. Regina Rianelli

Junho/2008


HISTÓRICO:

A história da Bunge começa em 1818, quando foi fundada a Bunge & Co., em Amsterdã, Holanda, por um negociante de origem alemã, Johannpeter G. Bunge, para comercializar produtos importados das colônias holandesas e grãos. Alguns anos depois, a sede da empresa muda-se para Roterdã e são abertas subsidiárias em outros países europeus. Em 1859, a convite do rei do recém-criado Reino da Bélgica, a Bunge transfere sua sede para Antuérpia, tornando-se o braço comercial da expansão internacional do novo Reino. Inicia negócios na Ásia e África, já sob o comando de Edouard Bunge, neto do fundador.Em 1884, Ernest Bunge, irmão de Edouard, muda-se para a Argentina, onde, com outros sócios, cria uma empresa coligada com o nome de Bunge Y Born, com o objetivo de participar do mercado de exportação de grãos do país.Em 1905, a Bunge participa minoritariamente do capital da S.A. Moinho Santista Indústrias Gerais, empresa de compra e moagem de trigo de Santos (SP - Brasil). É o início de uma rápida expansão no País, adquirindo diversas empresas nos ramos de alimentação, agribusiness, químico e têxtil, entre outros.Alguns anos depois, 1923, compra a empresa Cavalcanti & Cia., em Recife (PE- Brasil), que resultou na formação da Sanbra, posteriormente denominada Santista Alimentos. Já as atividades de mineração de rocha fosfática, industrialização e comercialização de fertilizantes, matérias-primas e nutrientes fosfatados têm início em 1938, com a constituição da Serrana S.A. de Mineração, cujo objetivo era explorar uma reserva de calcário na Serra do Mar (SP - Brasil).Em comemoração aos 50 anos de atuação no Brasil, foi instituída, em 1955, a Fundação Moinho Santista, atual Fundação Bunge, com o objetivo de incentivar as Ciências, Letras e Artes. Hoje, a Fundação Bunge tem como missão contribuir para o desenvolvimento da cidadania, por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento.
Em 1997 adquire a Ceval Alimentos, líder no processamento de soja e produção de farelo e óleos e também a IAP, tradicional empresa de fertilizantes do país. No ano seguinte, compra a Fertilizantes Ouro Verde.Em 2000, adquire a indústria de fertilizantes Manah, uma das maiores do setor. No mesmo ano, decide fortalecer suas empresas de fertilizantes e alimentos no Brasil. Surge, então, em agosto, a Bunge Fertilizantes, união da Serrana, Manah, Iap e Ouro Verde e, em setembro, a Bunge Alimentos, união da Ceval e da Santista.Dentro de sua estratégia de crescimento, a Bunge cria, em 1998, a Bunge Global Market, atual Bunge Global Agribusiness, uma empresa de atuação mundial, especialmente voltada ao cliente e responsável pelo comércio internacional de commodities da empresa. Com ela, a Bunge tem acesso aos mercados mais promissores do mundo e amplia consideravelmente sua presença internacional, firmando-se cada vez mais como uma empresa globalizada. Na década de 90, a Bunge concentra sua atuação mundial em três áreas, que se complementam: fertilizantes, grãos e oleaginosas e produtos alimentícios. Em 1999, a Bunge muda sua sede para White Plains, Nova York, EUA, e em agosto de 2001, abre seu capital na bolsa de Nova York.Ainda em 2001, na Argentina, a Bunge adquire a La Plata Cereal, uma das maiores empresas de agribusiness do país, com atividades no processamento de soja, industrialização de fertilizantes e instalações portuárias. Com a aquisição, a Bunge torna-se a maior processadora de soja da Argentina.Em 2002, a Bunge inicia a compra do controle acionário da Cereol, empresa de agribusiness com forte atuação na Europa e Estados Unidos. Com a aquisição, a Bunge amplia seus negócios na área de ingredientes, fortalece sua atuação no setor de óleos comestíveis e abre acesso a novas áreas de negócio, como o biodiesel.Em 2003, a Bunge anuncia uma aliança com a DuPont, com o objetivo de fazer crescer seus negócios nas áreas de alimentos e nutrição de forma significativa. Surge com essa aliança a Solae - que atua na área de ingredientes funcionais de soja. Atualmente, a Bunge tem unidades industriais, silos e armazéns nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia, Austrália e Índia, além de escritórios da BGA (Bunge Global Agribusiness) atuando em vários países europeus, americanos, asiáticos e do Oriente Médio. No Brasil controla a Bunge Alimentos, a Bunge Fertilizantes e a Fertimport e mantém a Fundação Bunge.Em 2005, completou 100 anos de atividade no Brasil.


BUNGE BRASIL

PERFIL:

A Bunge, presente no Brasil desde 1905, é uma das principais empresas de agribusiness e alimentos do país, atuando de forma integrada em toda a cadeia produtiva.Por meio da Bunge Fertilizantes e Bunge Alimentos, produz fertilizantes e ingredientes para nutrição animal, processa e comercializa soja e outros grãos, fornece matéria-prima para a indústria de alimentos e food service, além de produzir alimentos para o consumidor final.Marcas como Serrana, Manah, Iap, Ouro Verde, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor e Bunge Pró, estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Produtos e negócios:

Agrobusiness e Alimentos
A Bunge Alimentos, uma das mais importantes empresas do setor, atua desde a aquisição do grão até a produção de alimentos para o consumidor final.Compra de cerca de 30 mil produtores rurais um volume em torno de 15 milhões de toneladas de soja, trigo, milho, caroço de algodão, sorgo, girassol e açúcar e se relaciona regularmente com clientes em quase 30 países. É a maior processadora de trigo da América Latina, comprando e beneficiando cerca de 2 milhões de toneladas do grão por ano.São produtos Bunge: Consumo final: Margarinas - Delícia, Primor, Soya e Cyclus, Óleos - Soya, Primor, Salada e Cyclus; Maioneses - Primor e Soya; Azeites – Delícia e Andorinha.Panificação, Confeitaria e Food Service: Farinha, Pré-misturas para Panificação, Creme Confeiteiro, Chantilly, Margarinas e Gorduras - todos com a marca Bunge Pró. Maionese - Soya e Primor. Margarina - Soya e Primor. Proteína Texturizada de Soja Soya - Maxten.Indústria: Farinhas e Gorduras - Bunge Pró.

Fertilizantes:
Com marcas de reconhecida qualidade e referência no meio rural como Iap, Manah, Serrana e Ouro Verde, a Bunge Fertilizantes reúne pioneirismo e inovação.Empresa verticalizada na produção e comercialização de fertilizantes e suplementos para nutrição animal, procura oferecer as melhores soluções para os mais de 60 mil consumidores de suas marcas.A Bunge está envolvida em todas as etapas da produção de fertilizantes, desde a mineração da matéria prima, até a criação e venda de produtos no varejo e aplicativos avançados. Também comercializa nutrientes para nutrição animal, como fosfato bicálcico, extraído de uma das minas com fósforo mais puro do mundo, ideal para esta utilização. São produtos Bunge: Fertilizantes:IAP – Fertiap, Líquido e Superfostato Simples e outros produtos tradicionaisManah - Fosmag, Líquido, Superfosfato Simples e demais produtos tradicionaisOuro Verde - Arad, Ourofós, Líquido e Ouropasto e também a linha tradicional complementar.Serrana - Turbo, Classic, Classic Nitrogran, Superfosfato Simples, Serrana Cobertura, Serrana Líquidos e demais produtos tradicionais Nutrição Animal: Foscálcio, Enxofre 70 S, MCPD, Carbocálcio, Foscálcio 20, Foscálcio microgranulado, Monofosfato bicálcico rações 20 e Sam Bovinos.


VISÃO E VALORES BUNGE:


VisãoMelhorar a vida, aperfeiçoando a cadeia global de alimentos e agronegócio.Valores Fundamentais BUNGEA Bunge está empenhada em promover o bem-estar de seus clientes, funcionários, acionistas e das comunidades onde está presente. Para isso, é guiada pelos seus Valores Fundamentais:
Integridade: Honestidade e Justiça norteiam cada uma de nossas ações. • Somos leais à empresa e promovemos esta conduta em nossos relacionamentos. • Somos justos com as pessoas e em todas as situações. • Adotamos padrões altamente éticos de conduta nos negócios. Transparência e confiança: Valorizamos a transparência e a confiança. • Somos objetivos, honestos e diretos em nossos relacionamentos. • Somos cordiais e acessíveis. • Estimulamos o debate franco e aberto, sem julgamento prévio. • Protegemos os bens dos acionistas como se fossem nossos. Trabalho em equipe: Valorizamos a excelência individual e o trabalho em equipe para benefício da Bunge. • Colocamos os interesses da Bunge acima de interesses individuais ou de qualquer área ou negócio. • Compartilhamos informações e recursos. • Demonstramos respeito pelas pessoas e por suas opiniões. • Trabalhamos como um time, independente dos limites geográficos e/ou de negócios, para benefício da Bunge. Compromisso: Somos dedicados, motivados e responsáveis. • Somos responsáveis por nossas ações e suas conseqüências . • Demonstramos entusiasmo e muita energia na busca de resultados. • Somos persistentes e determinados frente aos desafios. Espírito Empreendedor: Somos empreendedores. • Temos o sentimento da urgência e a predisposição para agir sem demora. • Mostramos ter um alto grau de iniciativa para obter resultados. • Estimulamos a tomada de riscos previamente medidos. Foco no produtor rural/cliente: Estamos focados em nossos produtores rurais/clientes. • Entendemos e respeitamos suas necessidades. • Desenvolvemos e mantemos relacionamentos positivos e de confiança. • Somos dedicados a fornecer produtos e serviços da mais alta qualidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Braço social das empresas Bunge no Brasil, a Fundação Bunge, criada em 1955, é precursora do que hoje se convencionou chamar de terceiro setor. Suas ações estão voltadas para a área da educação e valorização do conhecimento. Desde 1955, oferece o Prêmio Fundação Bunge a personalidades que se destacam nas áreas das Ciências, Letras e Artes, e que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento do País. São seis as áreas de premiação: Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Letras e Artes.Promove também, em parceria com o Ministério da Educação, o Prêmio Professores do Brasil, cujo objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho de educadores da rede pública que desenvolvam em sala de aula atividades que contribuam para a qualidade do ensino no país.O caráter inovador e a ousadia das experiências contempladas com o Prêmio, deram origem ao ReciCriar - A Pedagogia do Possível, realizado desde 2003, em parceria com as Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação, e que tem como objetivo permitir a troca de experiências e contribuir para a formação de professores da rede pública, por meio de palestras e oficinas gratuitas. Visa ainda estimular o professor a ser protagonista no processo educacional e apontar novos caminhos para os desafios da educação.Em 2002, lançou seu programa de voluntariado corporativo, o Comunidade Educativa, que tem como objetivo capitalizar o entusiasmo e a criatividade dos funcionários da Bunge para colaborar com a melhoria da qualidade de ensino das escolas da rede pública. O respeito às peculiaridades das escolas e das comunidades onde atua, o reconhecimento à diversidade e à legitimidade de culturas das regiões são seus diferenciais. A proposta é que empresa e voluntários, em parceria com escolas públicas e comunidade, discutam e proponham ações que viabilizem o fortalecimento do interesse dos alunos pelo aprendizado, diminuam a evasão escolar e aproximem a família da escola. A Fundação Bunge também mantém o Centro de Memória Bunge, criado em 1994 para resgatar, tratar e colocar à disposição do público a história da indústria brasileira e das empresas Bunge. Seu acervo reúne mais de 600 mil imagens, 130 mil metros lineares de documentos, 3 mil peças audiovisuais, 1.200 documentos que relatam a evolução do processo de industrialização brasileira e 100 horas de depoimentos de funcionários. Hoje é referência na preservação da história empresarial e presta, gratuitamente, consultoria a empresas interessadas em organizar instituições voltadas ao resgate e preservação da memória. Também apresenta exposições temáticas, atende a pesquisas, promove visitas de alunos de escolas públicas ao seu espaço e palestras e oficinas gratuitas, ministradas por renomados profissionais das áreas de história, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância do patrimônio.
Para o presente trabalho foi escolhida a apresentação da Cartilha criada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente para orientar e auxiliar os produtores rurais a legalizarem suas atividades agrícolas e florestais, adotando melhores práticas agropecuárias e florestais, mostrando algumas técnicas menos impactantes de uso do solo, da vegetação natural e da água na propriedade rural.

Responsabilidade Socio-ambiental na Produção Agrícola – Um projeto da BUNGE BRASIL


A produção agrícola compreende atividades potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente. Os recursos naturais, por sua vez, são utilizados de forma abusiva, como se fossem inesgotáveis, porém são finitos e constituem-se no maior patrimônio da humanidade.

A busca pela sustentabilidade, em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais, deixou de ser uma meta de longo prazo. Tornou-se um objetivo a ser perseguido.
A intenção é colaborar para que o setor rural se torne um aliado da conservação ambiental, aproveitando-se de técnicas e práticas que alinham a conservação a um retorno econômico considerável. É o que chamamos desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável exige:
A adoção de melhores práticas agrícolas
Mais pesquisas
Maior respeito com o conhecimento das comunidades tradicionais
O cumprimento da legislação ambiental e social

A regularização ambiental de qualquer atividade produtiva, além de obrigatória, constitui-se em uma medida essencial para a sustentabilidade sócio-ambiental. O cumprimento da legislação ambiental representa uma grande oportunidade para a diminuição dos custos de produção, e para a melhora da qualidade de vida dos seres humanos e das demais formas vivas.


Conceitos essenciais para a regularização da propriedade rural:

Reserva Legal (RL): espaço para conservar a biodiversidade existente. É fundamental para amenizar a erosão, os ventos, a temperatura e o excesso de exposição do solo ao sol.

Áreas de preservação permanente (APP): áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, proteger o solo, dar equilíbrio ecológico às áreas de cultivo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

De acordo com a cartilha, após a regularização ambiental da propriedade, deverão ser regularizadas as ações nela desenvolvidas. Seguem instruções sobre:
Uso da motosserra
Uso da água no interior da propriedade rural
Desmatamento
Queimadas controladas
Agroquímicos e afins
Exploração florestal
Organismos geneticamente modificados

Boas práticas produtivas: As boas práticas agrícolas caracterizam-se pela adoção de técnicas de produção menos impactantes ambientalmente, com o emprego de tecnologias mais limpas, aliando rentabilidade agrícola, equilíbrio ambiental e responsabilidade social.

Aproveitamento de áreas degradadas e alteradas: A incorporação de áreas degradadas, alteradas e inaproveitáveis ao processo produtivo é considerada, atualmente, o principal fator de crescimento da produtividade agrícola brasileira, evitando o avanço sobre novas áreas ainda cobertas por vegetação nativa, principalmente as áreas florestadas. Estima-se, por meio de dados da Embrapa, que há, no país, cerca de 120 milhões de hectares de áreas desmatadas abandonadas. Por meio de processos de recuperação dessas áreas, é possível aumentar em cerca de três vezes a produção nacional, sem o aumento da área desmatada.

A cartilha ainda dispõe de orientações sobre:
Técnicas de manejo e conservação do solo
Plantio direto
Rotação de culturas
Controle de erosão
Manejo integrado de pragas e doenças
Manejo integrado da água
Agricultura orgânica (sem fertilizantes químicos)
Agroecologia



A cartilha também traz orientações sobre: Novas oportunidades de negócios para o produtor rural para gerar aumento da renda. Dentre elas estão:
Ecoturismo
Créditos de carbono
Produtos certificados

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No mundo todo, os efeitos dos impactos ambientais vêm sendo percebidos. O receio é que o desastre ambiental não se trate apenas de uma remota possibilidade.
Relatórios recentes de institutos de pesquisa demonstram que, caso nada seja feito, o clima será alterado em proporções drásticas, prejudicando especialmente aqueles setores da economia que dependem da natureza, como é o caso da agricultura. O produtor rural será diretamente afetado. Ele tem que ser, portanto, o primeiro a tomar providências, pois o seu ramo de atividade depende da adoção de práticas que conservem o meio ambiente.



Fonte: www.bunge.com.br